Olá! Você já deve saber que à partir de outubro de 2017 o sinal analógico das emissoras de TV serão desligados. Isto que dizer que sua TV não irá funcionar com os canais que você já se acostumou ao longo de décadas. Mas fique tranquilo, a mudança do sinal digital para o analógico é de facil de fazer.

Se a sua Tv é daquelas de tubo, ou tela plana, fabricadas antes de 2010, ela vem programada para pegar apenas os canais analógicos. Para assistir os novos canais digitais você precisará comprar um conversor digital e uma antena digital. Caso sua TV tenha sido fabrica após 2010, ou seja um modelo LCD, LED ou até mesmo Plasma, é só comprar e instalar uma anteninha para o sistema digital.

conversor digital antenas interna e externa

A transição

O sistema analógico está se despedindo e é hora de abrir os braços para o digital. No dia 25 de outubro, o sinal será desligado no Rio e em mais 18 municípios do Rio de Janeiro. Lembrando que quem tem televisão por assinatura já recebe o sinal digital.

Para quem mora em prédios, o primeiro passo é síndicos e administradores de condomínios verificarem a antena coletiva. Para receber o novo sinal, a antena deve ser digital (UHF) e estar apontada para a torre de transmissão. Também é importante que o síndico consulte uma empresa especializada para ter certeza de que a distribuição do sinal pelo condomínio é adequada à tecnologia do sinal digital. Outro alerta: o aparelho de TV também precisa estar preparado para receber este sinal.

Televisores antigos de tubo

Quem tem televisão de tubo ou de tela plana fabricados antes de 2010 deve instalar uma antena digital e um conversor, que podem ser facilmente encontrados em lojas de eletrônicos

Os conversores transformam o sinal digital e estão disponível em diversos modelos e preços. Podem incluir recursos como função de gravação de programas e entrada USB para conectar pendrives com conteúdos de vídeo, entre outros.

As pessoas que participam de algum programa social do governo federal nas 19 cidades previstas para a digitalização da TV na região podem agendar a retirada de seu kit, contendo conversor, antena e cabos, pelo telefone 147 (ligação gratuita) ou pela internet. Para saber se tem você tem direito, acesse o portal www.sejadigital.com.br/kit

A busca de canais também é importante, pois os digitais não aparecem automaticamente . Acesse o menu pelo controle remoto da TV ou do conversor. Encontre a opção que mais se assemelha a “busca de canais” — em alguns televisores chama-se busca automática, em outros o nome é ressintonia, ou programação de canais. Depois, siga as orientações da tela.

Com informações Jornal Extra online